Notícias
Seis estrelas na edição de número dez do Prêmio Tubal Siqueira
Os melhores profissionais desejam ser reconhecidos pelo trabalho que desenvolvem. Com o mercado cada vez mais competitivo e exigente, é preciso contar com um diferencial. Ideias criativas, soluções práticas e sustentáveis, conceitos novos para produtos e serviços que fazem parte do nosso dia a dia são alguns exemplos. Não existe fórmula para se chegar ao sucesso. Cada pessoa o alcança por meios diferentes. Mas não é difícil identificar quando um projeto inovador aponta para bons resultados.
O Prêmio Tubal Siqueira é uma iniciativa da TV Integração – afiliada da Rede Globo sediada em Uberlândia (MG). O Prêmio tem por objetivo reconhecer e premiar o talento dos profissionais de Comunicação que atuam na área de cobertura da TV.
A premiação surgiu em 2006 a fim de incentivar talentos da comunicação, além de contribuir para o aperfeiçoamento do mercado publicitário. Hoje, o Tubal Siqueira é a premiação publicitária mais importante do interior de Minas Gerais.
O concurso é aberto aos profissionais de agências publicitárias e estudantes dos cursos de Comunicação Social e Artes. Em todas as suas edições, o Tubal Siqueira premiou talentos da área de cobertura da TV Integração e contribuiu para o desenvolvimento de novos profissionais através do incentivo aos estudantes.
Desde 2012, alunos dos cursos de Comunicação Social do UNIPAM inscrevem suas peças no concurso. Este ano, estudantes do 7º período de Publicidade e Propaganda e integrantes da agência acadêmica Cervo foram selecionados para a final da categoria estudante da décima edição do Prêmio Tubal Siqueira. Filipe Santana, um dos sócios da Cervo, falou sobre a classificação das peças inscritas por sua agência no depoimento que segue.
“Queríamos participar do Prêmio Tubal Siqueira desde que as inscrições foram abertas. A ideia para as peças publicitárias surgiu dois dias antes do fechamento das inscrições. Tivemos a sacada e corremos para produzir tudo dentro do prazo. Este ano o Tubal vem com uma temática de conscientização. Gosto de trabalhar com campanhas sociais. É quando tiramos o foco das empresas. Não há cobranças relacionadas à lucratividade ou às expectativas do cliente. “Gentileza gera gentileza” é o tema do Tubal Siqueira deste ano. Em nossas peças, brincamos com as palavras e criamos o trocadilho: “gentileza gera gente ilesa”. Trabalhamos com referências tiradas de Mario, game bastante popular. Jogos digitais são uma realidade muito presente para pessoas de todas as idades hoje em dia. Isso facilitou a associação entre a ideia que quisemos passar e as peças desenvolvidas (vídeo e spot para rádio). No caso do banner para Internet, usamos Pac-Man como referência. Fizemos uma metáfora: as boas ações praticadas pela personagem do jogo rendem a ela pontos que garantem sua integridade em situações de risco. Uma espécie de bônus que serve de retribuição às gentilezas praticadas pelo jogador. Nossas peças mobilizam principalmente o público jovem e dialoga de forma mais direta com ele. Incentivar crianças e adolescentes a serem gentis é um aspecto importante agora e no futuro. Afinal, a formação que o jovem recebe hoje refletirá o adulto que ele se tornará amanhã. Deu certo. Queríamos estar pelo menos no shortlist dos finalistas, o que para nós já conta como reconhecimento. Acredito que temos chance de levar o prêmio. Mas estarmos entre os finalistas já é muito gratificante. O mercado publicitário tem se expandido em Patos de Minas e região. O Tubal Siqueira é reconhecido nacionalmente. Formar-se com um prêmio deste no currículo seria o ápice dos quatro anos de faculdade. Quase como carimbar cinco estrelas no portfólio”.
Acesse o link e confira o shortlist da categoria estudante no site do Prêmio Tubal Siqueira:
http://premiotubalsiqueira.com.br/2015/05/finalistas-da-categoria-estudante-da-decima-edicao-do-premio-tubal-siqueira/
Felipe Melo, assessoria de imprensa da Agência Crivo.