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Professora do UNIPAM apresenta projeto no SBGames em São Paulo
O evento aconteceu em São Paulo e contou com a participação de professores, estudantes e empresários ligados à produção de games dentro da educação.
A professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Rafaela Resende Rodrigues, participou de 8 a 10 de setembro do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento (SBGames), em São Paulo (SP).
Considerado o maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames reuniu pesquisadores, estudantes e empresários que desenvolvem jogos eletrônicos como produto de desenvolvimento.
Um dos pontos principais do SBGames é a gamificação. Segundo a MJV Technology & Innovation, “a gamificação se apropria dos mecanismos de engajamento utilizados nos jogos para resolver problemas práticos. E tem como objetivo final não o entretenimento, mas sim despertar o engajamento de um determinado público com uma causa específica”, explica a professora.
Foi pensando nisso que a professora Rafaela Resende e a mestranda em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pricila Resende Rodrigues, desenvolveram o artigo “Design de um aplicativo para o ensino de inglês para crianças”. O projeto foi apresentado em dois idiomas e entrou na programação do evento. O aplicativo tem como objetivo estimular a curiosidade, autoconfiança e concentração da criança visando incentivá-la a completar tarefas e atingir objetivos sem deixar de lado o aprendizado e a diversão. Tudo isso através do uso do design e da semiótica que funcionam como ferramentas de estímulo.
Para a professora Rafaela Resende, participar de um evento como esse possibilitou a troca de experiências e o contato com profissionais de diversas áreas. “Pude conversar com mestrandos de outras instituições sobre como desenvolver a gamificação utilizando a tecnologia disponível, dentro dos aspectos do design. E foi uma experiência muito interessante, porque me atualizei sobre o que está acontecendo em outras universidades e isso proporciona, dentro da sala de aula, que os alunos compreendam os novos formatos de comunicação baseados na construção do design dentro da semiótica e dentro da gamificação”, afirmou a professora.
Isabella Oliveira, aluna do 6º período de Jornalismo.