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Estudantes de escolas públicas participam do “Projeto Megatron”
Os cursos de Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estão desenvolvendo todas as quintas-feiras, no Laboratório de Eletrônica da instituição, o “Projeto Megatron”.
Cerca de 50 estudantes de escolas públicas participam das oficinas de aprendizagem tecnológica. Para o desenvolvimento dos projetos, os estudantes passaram por etapas de ideação, minicursos de Autocad e de construção de circuitos. Atualmente, os estudantes estão na etapa de montagem dos projetos.
Segundo o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, professor Fábio de Brito, as oficinas despertam nos estudantes um olhar diferente para as engenharias. “Quando os estudantes estão aqui com os nossos alunos, a gente consegue diminuir essa distância que existe entre escola e universidade, fazendo com que eles trabalhem em conjunto, desenvolvendo um ótimo trabalho”, afirmou Fábio de Brito.
De acordo com o aluno do 4º período de Engenharia Elétrica, Paulo Vinícius Santos, ministrar as oficinas é uma forma de aprender como a teoria funciona na prática. “É um desafio. Além de ensinar um pouco do conteúdo para os estudantes montarem o circuito, você ensina também a parte prática. É uma aprendizagem ativa, tanto eles quanto eu, aprendemos”, explicou Paulo Vinícius.
Segundo o estudante do sétimo ano da Escola Municipal “Maria Inez Rubinger de Queiroz Rodrigues”, Iuri Oliveira, as oficinas têm lhe proporcionado muito aprendizado. “A gente aprende muito sobre eletrônica e as pessoas que nos ensinam são muito divertidas. Durante todo esse tempo que estou aqui, tenho aprendido muito”, afirmou Iuri Oliveira.
Os produtos desenvolvidos serão comercializados durante a Feira do “Programa Jovens Empreendedores”, que será realizada no dia 29 de setembro, na Avenida Getúlio Vargas. O Programa Jovens Empreendedores tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de práticas, de habilidades e de comportamentos empreendedores de alunos das escolas públicas, mostrando as várias possibilidades de inserção no mercado de trabalho e estimulando-os a buscarem novas aprendizagens, autoconhecimento e espírito de coletividade.